top of page
emilieroque

Mitos e Verdades do Aleitamento Materno

Muitas informações a respeito de parto e pós parto são passadas de geração em geração com o intuito de auxiliar as mais novas a viverem essa fase da maneira mais tranquila possível, porém hoje em dia vemos muitos mitos propagados que não correspondem a verdade por trás da amamentação.

A propagação das "fake news" do aleitamento podem levar uma mãe a parar de amamentar o seu bebê ou a ter de lidar com consequências de algumas práticas antes consideradas saudáveis.

Vamos ver se você reconhece quais desses pontos são mitos e quais são verdade:


1 - O leite materno pode ser congelado.


Sim! Por até 15 dias sem perder suas características ou qualidades nutricionais. A mãe pode ordenhá-lo e estocar para ofertar quando não puder amamentar o seu bebê. Ou até doar para o Banco de Leite Humano para que outros pequenos possam se alimentar.


2 - O que você come reflete no leite.


Verdade! É recomendado que a mãe tenha uma alimentação balanceada e nutritiva. O segredo é o equilíbrio.





3 - Preciso dar os dois seios sempre que amamentar.


Mentira! Nem todo o bebê sente a necessidade de mamar os dois seios. O importante é deixar que ele esgote completamente um dos lados, assim é garantido que ele está ingerindo o leite posterior , que contém gordura e açúcar, promove o ganho de peso e aumenta a saciedade.



4 - Algumas mamães produzem leite fraco.


Mito! E um dos mais contados por alguns profissionais da saúde. A verdade é que cada mãe produz a quantidade necessária para alimentar o seu próprio bebê ( desconsiderando algumas patologias ). Se o seu bebê mama regularmente, está ganhando peso e está molhando a fralda ( uma média de 7 trocas por dia ).


5 - Estresse e ansiedade atrapalham a produção do leite.


Verdade! Uma mamãe estressada libera adrenalina no organismo. No caso da amamentação, é necessário uma grande quantidade de prolactina (hormônio responsável pela produção de leite). Quando a adrenalina aumenta, a prolactina diminui, e vice-versa.


6 - Quanto mais líquido a mamãe ingerir, mais leite ela terá!


Mito. A produção de leite acontece independente da ingestão de líquido. Porém amamentar costuma deixar a mãe com sede, então é importante sempre manter uma garrafinha de água por perto nessas horas.



7 - Casca de banana e mamão ajudam a cicatrizar feridas nas mamas.


Mito! Por mais que você se esforce para higienizar, esses alimentos ainda irão conter microrganismos. Um seio com feridas tem porta aberta para infecções e deve ser tratado com muito cuidado para não piorar a lesão. O que auxilia na cicatrização é arrumar a pega no bebê para que ele abocanhe a auréola e não o bico e espalhar o próprio leite no seio antes e depois das mamadas. Este tem um fator cicatrizante.






8 - Se a mãe não estiver com muito leite, pode deixar outra mulher amamentar o seu filho.


Mito! Cada mãe deve amamentar o seu próprio bebê pois o seu leite é formulado especialmente para ele! Quando há amamentação cruzada, há chances de transmissão de doenças infecciosas a partir do leite. Se uma mãe não está conseguindo amamentar deve procurar o Banco de Leite Humano para suprir essa necessidade com o devido acompanhamento.


9 - A compressa de água quente ajuda na situação do leite empedrado.


Mito! Quando há leite empedrado o correto é massagear muito bem e realizar a ordenha manual para esvaziar um pouco a mama. A compressa estimula a produção de leite e, por consequência, aumenta a quantidade de líquido retido na mama.



10 - Quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe produzirá


Verdade! O estímulo é fundamental para a produção de leite materno. Quando o bebê começa a sugar, emite uma espécie de mensagem para o cérebro da mãe, que libera os hormônios responsáveis pela produção e condução do leite. Quanto mais o bebê mamar, mais leite irá produzir. A produção do leite materno vem

pela sucção do bebê.









E aí, você acertou todos? Agora que já conhece um pouco mais sobre esses mitos e verdades, passe essas informações para frente e ajude mamães a alimentar seus bebês com confiança, consciência e tranquilidade!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

7 anos.

Comments


bottom of page